Mulheres do Brasil

As notícias que todo líder deve ler

Edição 1 – Tokio – 29.8.2015 Editores-chefes: Luiza Helena Trajano e Chieko Aokia

Luiza Helena Trajano e Chleko Aoki

Mulheres do Brasil:
por um país melhor.

Em outubro de 2013, um grupo de mulheres, líderes de vários segmentos, se juntaram com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil. Todas nós tínhamos uma coisa em comum: a vontade de sermos protagonistas na construção de um país melhor. Nós não temos partido, não tentamos reinventar a roda. Apenas levantamos a bandeira de uma importante causa: o Brasil.

E nos últimos dois anos, temos nos reunido mensalmente em torno de uma agenda propositiva, com planos de ação, onde pensamos no Brasil como um todo, discutindo temas como educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais.

Juntas, temos a certeza de que podemos fazer a diferença. E estamos felizes de trazer até você um pouco de tudo.

Luiza Helena Trajano e Chieko Aoki

Um novo modelo de gestão
para um novo mundo.
Sua empresa já está preparada?

A forma de fazermos negócios está sofrendo uma grande revolução. E os três maiores fatores para essa mudança são: a democratização da informação, a revolução digital e a responsabilidade social e ambiental.

Juntos, esses elementos estão causando um grande impacto na descentralização do poder, enfraquecendo as grandes hierarquias e resgatando a importância do propósito e da ética acima do lucro.

O que era antes previsível e ordenado, hoje se tornou caótico, vivendo em constante movimento. As novas gerações já nascem neste contexto e, para atraí-las, as empresas devem possuir valores e um propósito bastante claro. E as empresas que não se adaptarem a isso podem estar com o seu futuro comprometido.

Uma nova geração
para um novo mundo:

Empresa Mecânica

  • Foco voltado para o lucro.
  • Resultado obtido independentemente dos meios.
  • Pessoas como peças substituíveis.
  • Uns não se importam com os outros.
  • Gestão orientada para “ganha-perde”.

Empresa Orgânica

  • Pessoas percebidas pelo seu valor.
  • Foco no bem-estar físico, emocional, mental e espiritual.
  • Relações baseadas na confiança.
  • Ética e os valores humanos. Todos engajados num mesmo propósito.
  • Busca valores que vão além de lucro, renda e emprego.
Descubra se você é um
líder mecânico ou orgânico:

A tendência atual nas empresas é a busca por líderes orgânicos, inovadores e inspiradores para sua equipe. Hábitos como a valorização de hierarquias, centralização, foco mecânico na rotina e uso da pressão e do poder podem estar afastando você de se tornar um líder criativo. Faça o teste abaixo e descubra o seu perfil de líder:

Na sua empresa:
A. Você manda e os outros obedecem. ( )
B. Você sabe que o resultado depende de todos. ( )

Sua empresa:
A. É programada como um relógio, onde tudo tem regras e é organizado.( )
B. Vive de aparente caos, mas cheia de oportunidades. ( )

Seus fncionários:
A. São partes de uma engrenagem que precisa funcionar. ( )
B. Devem ser percebidos pelo seu valor e seu bem-estar é importante para a empresa. ( )

Na sua opinião:
A. Os dados quantitativos são os mais importantes na sua gestão. ( )
B. Os dados qualitativos e a visão global devem compor sua visão de sucesso e resultados. ( )

Geralmente, você:
A. Acredita que o mundo está mudando rápido demais e é difícil acompanhar. ( )
B. Acredita que as mudanças contínuas trazem crescimento e novas oportunidades. ( )

Se respondeu mais “A”, você tende a ser um líder mecânico. Atenção! Está na hora de rever sua forma de gerir a empresa. Seu sucesso pode estar comprometido no futuro.

Se respondeu mais “B”, parabéns! Você demonstra que está atento aos movimentos de uma gestão mais moderna e criativa e tem tudo para se tornar um líder orgânico.

CONSCIOUS CAPITALISM: LIBERATING THE HEROIC SPIRIT OF BUSINESS

O capitalismo consciente busca a prosperidade de uma maneira humanizada, equilibrando resultados financeiros e sustentabilidade. Empresas como Whole Foods, Starbucks, Google, BMW e outras acreditam nesta visão como uma evolução do comportamento do consumidor.

The most desire feminine skills

"Quando o mundo
e as pessoas mudam
mais rápido que as empresas
é hora dos líderes
reverem seus conceitos."

(Luiza Helena Trajano)

Por causa da complexa gestão entre vida pessoal, familiar e pessoal que muitas mulheres enfrentam, durante anos elas desenvolveram uma série de capacidades que as prepararam para um mundo em constante movimento.

E quando incentivado e bem aproveitado, o jeito feminino de ser, fazer e decidir pode contribuir muito para o sucesso das empresas. Conheça cada um deles:

Jeito feminino de fazer

  • Espírito de “Servir”.
  • Gerencia várias tarefas ao mesmo tempo.
  • Conduz com simplicidade, harmonia e ordem.
  • “Percebe” o outro mais facilmente.
  • Sabe tirar o melhor das pessoas.
  • Alinhamento constante em equipe.

Jeito feminino de decidir

  • Dá autonomia.
  • Descentraliza o poder.
  • Interage, troca, faz perguntas.
  • Cria vínculos.
  • Acredita na soma dos QIs.
  • Comunicação olho no olho.
  • Foca no ganha-ganha.
  • Usa a visão global.

Jeito feminino de ser

  • Intuição e espiritualidade.
  • Sensibilidade.
  • Emoção.
  • Interação.
  • Flexibilidade.
  • Construtiva.
  • Educational

As mulheres
estão mais adaptadas
para a nova realidade
caórdica das empresas

The most desire feminine skills

Caórdica é a junção das palavras CAOS e ORDEM. Empresas que adotam essa gestão combinam de forma harmoniosa o caos e a ordem, a competição e a cooperação. É uma maneira de trabalhar que estimula a criatividade, que parte do caos para fazer com que depois cada coisa encontre seu lugar. E a intuição feminina, criatividade, rapidez e multiplicidade dos pontos de vista são pontos fortes das mulheres nesse cenário.

Igualdade ou equidade?
Entenda a diferença

Equality or equity? Understand the difference

Mais do que educar para a igualdade de gêneros, devemos incentivar a equidade social, que valoriza o respeito às diferenças e promove a garantia dos direitos a partir das especificidades. Por exemplo, o direito ao trabalho deve também garantir o direito da mulher à gestação, à maternidade e à amamentação de seus filhos sem a desvalorização do seu acesso e permanência no mercado de trabalho.

Feminine leadership: The challenge of not denying femininity

A contribuição feminina para o mundo e também para os negócios só desenvolve todo o seu potencial quando a mulher não abre mão de sua essência e valores; Quando ela não muda seu jeito de ser para se adaptar às culturas corporativas masculinas.

Competir não é o caminho. Ao contrário, é através do equilíbrio e da junção da energia masculina e feminina (Yin/Yang) e também da inteligência racional e emocional que coisas fantásticas podem acontecer.

Como os homens
devem se engajar?

A presença do feminino no universo corporativo traz um equilíbrio orgânico que, aos poucos, pode contagiar toda a companhia. Mas para que isso aconteça os homens são uma parte importante do processo.

Como toda mudança, essa também precisa partir de dentro para fora. Eles precisam acreditar no seu íntimo e perceber todos os benefícios que o feminino pode trazer para a empresa e para a equipe, como a harmonia no ambiente de trabalho e o clima de acolhimento e bem-estar.

E quando os homens sentirem o quanto essa mudança é positiva, com certeza vão abraçar e se engajar nessa nova fase. Afinal, as empresas são um reflexo da sociedade. E em uma sociedade mais pacífica, como a de hoje, o gerenciamento através das velhas táticas de guerra, brutais e desumanas, não fazem mais sentido frente a essa nova realidade.

From words to action

Aceite: toda transformação é um constante processo. Não existe mudança da noite para o dia. E para o movimento ser duradouro, ele precisa acontecer de dentro para fora, a partir de um desejo genuíno das pessoas e das empresas.

Mas por onde começar? Quando um movimento é bem planejado e colocado em prática em etapas, ele tem mais chance de ser bem-sucedido. Por isso, capacitar as pessoas, comunicar bem e empoderar as equipes são palavras-chave para liderar grandes transformações culturais.

“Toda transformação é um processo”.

(Luiza Helena Trajano)

As três fases para iniciar
o movimento são:

- Preparação -

Capacite as pessoas.
Engaje influenciadores e parceiros.
Prepare ferramentas de comunicação.

- Lançamento -

Apresente o movimento aos stakeholders.
Dê visibilidade a eles nas mídias adequadas.

- Ação -

Realize ações contínuas, como encontros, participação em eventos e entrevistas relacionadas aos temas.
Incentive que as pessoas discutam este tema no dia a dia da empresa. Em cafés, intranets, chats, etc.
A prática é uma parte importante do processo.

Find out more about Chieko Aoki and Blue Tree Hotels

Chieko Aoki é conhecida como a Dama da hotelaria brasileira, Presidente e fundadora do Blue Tree Hotels, tornou a rede em uma das mais importantes do país, por meio de seu alto padrão de qualidade e encantamento em servir seus clientes.

Chieko Aoki

Atualmente, a empresa conta 23 hotéis em operação e outros 14 com contratos assinados por todas as cinco regiões do Brasil. Com o objetivo de ampliar a rede para 55 hotéis, sua principal preocupação é sempre manter um atendimento de alta qualidade.

A maior riqueza da companhia são seus colaboradores, onde todos são encorajados a fazer treinamentos constantes. Os resultados não poderiam ser melhores: dos 45 mil hóspedes recebidos por ano pela rede, 96% estão totalmente satisfeitos com os serviços oferecidos e 85% se encontram encantados com o atendimento recebido.

A Sra. Aoki, como é carinhosamente chamada por todos, além de ser uma das 10 executivas de maior destaque, segundo a revista Forbes, também tem como missão estreitar o relacionamento entre Brasil e Japão. Outro grande propósito é lutar para as mulheres serem cada vez mais reconhecidas no mercado de trabalho e em seus afazeres diários.

Também integrante de grupos de mulheres executivas, dentre eles o Grupo de Mulheres do Brasil, que possui como missão colaborar com a ascensão da mulher nos altos cargos das empresas.

Blue Tree Hotel
Movimentos que pulsam
ao redor do mundo
HeforShe
HeforShe
Os homens estão se envolvendo com luta pela igualdade de gênero, percebendo que isso não é uma questão não apenas das mulheres, mas de direitos humanos.

www.heforshe.org
HeforShe
Mulheres do Brasil.
Um movimento composto por mulheres líderes de vários segmentos que têm, em comum, o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor. Têm uma agenda propositiva, com planos de ação com uma visão macro das coisas.

www.grupomulheres­dobrasil.com.br
HeforShe
Global Summit
O maior evento de discussão dos direitos da mulher completou 25 anos. O tema deste ano foi “Mulheres Criativas - Economias Criativas”.

www.globewomen.org
Find out more about Luiza Helena Trajano and Magazine Luiza

Luiza Helena Trajano é presidente de uma das maiores varejistas de bens de consumo do país, o Magazine Luiza, atualmente com 773 lojas presentes em 16 estados do país, com 24 mil funcionários e 40 milhões de clientes em sua base. Nos últimos 10 anos, o Magazine Luiza foi a empresa que apresentou o maior crescimento de todo o setor.

Luiza Helena Trajano

Luiza é uma empreendedora com foco na inovação. Criou as primeiras lojas eletrônicas, um conceito muito à frente do seu tempo, e que se tornou um case em Harvard.

Seu modelo de negócio único é baseado numa forte cultura corporativa focada na valorização das pessoas, uma plataforma de vendas omnicanal, um sólido programa de CRM focado na retenção e lealdade da base de clientes, além de um amplo e competitivo portfólio de serviços e produtos financeiros.

Sempre colocando as pessoas em primeiro lugar, Luiza Helena faz questão de responder a todos os seus clientes, que lhe solicitam ajuda. E essa sua gestão focada no humano fez com que o Magazine Luiza esteja há 18 anos entre as melhores para se trabalhar.

Sempre engajada em fazer a diferença no Brasil, Luiza Helena é uma das principais empresárias do país, atualmente na luta de cotas para mulheres em conselho de grandes empresas.

Também uma das principais líderes do Grupo Mulheres do Brasil acredita, que por meio do grupo conseguiram pensar no Brasil como um todo por meio de suas ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais.

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